Análise de Legionella

Legionella Pneumophyla

A L.pneumophyla é um bacilo pleomórfico Gram-negativo aeróbico com cerca de meio micrómetro. Necessita de meios de cultura especiais para se multiplicar. Toleram temperaturas até 63°C e desinfectantes como a lixívia.

São parasitas intracelulares facultativos, sobrevivendo à fagocitose por macrófagos, através do bloqueio da fusão fagossoma-lisossoma e também inibindo a geração de radicais livres. Os macrófagos activados com citocinas de linfócitos T4 frequentemente conseguem destruir as bactérias. Há outras espécies de Legionella que causam as mesmas doenças, mas são raras.

legionella

Epidemiologia

Um terço das pneumonias graves são legioneloses, havendo cerca de 1 caso em cada 20.000 pessoas por ano nos países desenvolvidos. Os doentes são geralmente pessoas debilitadas ou com problemas cardíacos, especialmente idosos.

As infecções são causadas pela inalação de gotas de água contendo o bacilo. Pode aparecer em epidemias ou casos esporádicos, sendo que as epidemias são devidas ao contacto com a mesma fonte dos organismos (e.g. ar condicionado) e não há transmissão entre pessoas.

O bacilo precisa de locais úmidos, e frequentemente os focos de infecção são localizados a uma colônia num aparelho de ar condicionado, torre de água, tanque de água fria ou quente. A colonização dos aparelhos pode ser evitada pela sua limpeza regular.

Fale com o Grupo Sanerg e tire suas Dúvidas!